Matthew Broderick como Ferris Bueller
Escolhi esse tema durante uma conversa com a Toy. Justo ela, que tem um censo crítico sensacional para filmes de qualquer estilo, disse para mim que nunca havia assistido esse.
Achei, assim como os demais presentes na ocasião, um absurdo.
Achei, assim como os demais presentes na ocasião, um absurdo.
Não vou fazer sinopses, nem vou descaradamente falar bem do filme, que tem suas falhas, mas compensadas por uma dinâmica simples.
Um filme que é um clássico desde a sua primeira exibição? Não!
Quando o diretor John Hughes escolheu seu protagonista, foi duramente criticado, mesmo no ano seguinte, 1987, tendo sido indicado ao Globo de Ouro como Melhor Ator em Comédia/Musical.
Cenas improvisadas durante as filmagens de um roteiro que foi escrito em apenas dois dias pelo próprio diretor fazem o filme ser ainda melhor. A cena mais 'gostosa' do filme, quando Ferris canta Beatles (Twist and Shout) em meio a uma Parada de St. Patrick no centro de Chicago, onde se passa toda a história, não estava no roteiro. No dia das filmagens, coincidentemente, a parada estava acontecendo, resolveu Hughes, então, incorporá-la ao filme.
Outro ponto que gosto de salientar são as tramas paralelas e os atores que dela participam: O diretor da escola de Ferris que não quer mais ser enganado, a irmã que não quer mais ver o irmão se dar bem em tudo de errado que faz e a participação curta e marcante de um Charlie Sheen jovem ainda.
O terceiro ponto, que pra mim é o principal, pois torna o filme não só um ícone da cultura pop ou apenas um clássico dos anos 80, mas também um filme cult, é que, pra um bom observador, Ferris Bueller não é um mocinho. Várias tiradas durante o filme mostram seu caráter totalmente distorcido. Cerca de duas décadas depois, Hughes declarou que sua intenção era realmente essa, mostrar um gazeteiro, mas que, apesar de tudo dar certo pra ele, tinha um caráter e uma visão de mundo que não deveriam ser totalmente consideradas como exemplo a se seguir.
Que bom que o contrário aconteceu. O filme, que tem dois anos a menos que eu apenas, foi considerado apenas mais uma comédia clichê na época, aos poucos ganhando espaço na cultura pop mundial, se tornando um marco para uma geração.
Para os loucos que adoram essas coisas, aqui tem o elenco de 'Curtindo a Vida Adoidado' 22 anos depois (sim, 22, o filme é de 1986, mas as fotos são de 2008, dois anos após o lançamento do DVD comemorativo de 20 anos do filme em que várias novas informações são passadas pelo diretor nos comentários).
Você pode baixar o filme em sites quaisquer, ou assistir na Sessão da Tarde num dia de folga.
Pra fechar, minha frase favorita do filme:
"A vida passa muito rápido, se você não parar pra curtir de vez em quando, ela passa e você nem vê."
Ferris Bueller
Ferris Bueller
Bom texto =)
ResponderExcluir